sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Dica de leitura (2)



Título: Na pior em Paris e Londres
Autor: George Orwell
Número de páginas: 249
Editora: Companhia Das Letras
Para quem: para quem deseja compreender melhor as condições em que se encontram milhões de seres humanos, os esquecidos, para quem quer conhecer a pobreza e a miséria sem sair do conforto de sua casa.

"Na pior em Paris e Londres" não é das obras mais famosas de George Orwell como os clássicos "1984" e "Revolução dos Bichos", mas certamente há um motivo para isso, esta obra foi a primeira lançada pelo autor com seu pseudônimo George Orwell (seu  nome verdadeiro é Eric Arthur Blair). O livro de fato nem se compara com os clássicos do autor, mas ainda sim achei muito interessante a perspectiva original que ele apresenta para abordar um assunto que é no mínimo um tapa na cara da sociedade.
        Para escrever esse livro o autor sente na pele a experiência da pobreza o que nos dá uma imagem fiel do que passam os mendigos nas cidades grandes. Por volta de 1928, o autor, vive experiências de extrema pobreza em Paris e Londres, por onde passou fome, foi roubado, trabalhou em restaurantes sórdidos onde foi totalmente explorado, se alojou em albergues sujos com muito pouco dinheiro.
     Comprei o livro porque achei interessante conhecer esse lado, nós precisamos conhecer para entender o que se passa, compreender o próximo. Enfim, recomendo esta leitura para aqueles que perderam a sensibilidade e desumanizaram aquele ser que vive nas ruas e que nada mais é do que um semelhante, um ser humano como qualquer um de nós.
       
       "[...] quando você se aproxima da pobreza faz uma descoberta que supera algumas outras. Você descobre o tédio,e as complicações mesquinhas e os primórdios da fome, mas descobre também o grande aspecto redentor da pobreza: o fato de que ela aniquila o futuro.[...] Você fica entediado, mas não tem medo. Pensa vagamente: 'Em um ou dois dias estarei morrendo de fome - chocante não?' E então sua mente 
divaga por outros assuntos. Uma dieta de pão e margarina proporciona, em certa medida, seu próprio analgésico. 
E há outro sentimento de alívio, quase de prazer, de você saber que está, por fim, genuinamente na pior. Tantas vezes você falou sobre entrar pelo cano - e, bem, aqui está o cano, você entrou nele e é capaz de aguentar. Isso elimina um bocado de ansiedade." ( George Orwell em "Na pior em Paris e Londres")





Nenhum comentário:

Postar um comentário

A diferença entre o real e o ilusório é que o real existe por si só e a ilusão necessita do real para existir. Comentem, afinal, o que seria da vida sem as ilusões.